quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Eu amo o Natal!

Postado por Gisele Moraes às 06:00
Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens

Apesar de saber que muito provavelmente Jesus não tenha nascido nesta data inventada "25 de dezembro", eu não consigo deixar de comemorar o Natal...

O costume de comemorar o aniversário de alguém não era um costume dos judeus ou dos primeiros cristãos. Portanto, a data de nascimento de alguém não era importante para eles, tanto que a Bíblia nem menciona a data do nascimento de Jesus, mas menciona com exatidão a data da sua morte e ressurreição.
Os únicos aniversários mencionados na Bíblia são de dois governantes que não adoravam à Deus, o que mostra que o costume de se comemorar aniversários, vem dos povos pagões.
E foi por causa da influência pagã que se começou a comemorar o Natal, muitos séculos depois da passagem de Cristo sobre a Terra.

A verdadeira data de nascimento de Jesus é evidentemente em outubro, pois no mês de dezembro/janeiro, as condições climáticas em Belém, onde Jesus nasceu, são de frio intenso, chuvas e até nevadas ocasionais. Não seria possível, então, encontrar os pastores com suas ovelhas pastoreando até à noite, como relata a Bíblia.
Por que, então, foi escolhido o dia 25 de dezembro?
Simples. Num esforço de converter os pagãos, os líderes religiosos adotaram a festa pagã do "Solstício de Inverno", ou "Nascimento do Sol Invicto".
Que festa era esta?
Bom, no inverno, quando o Sol estava mais fraco, os pagãos realizavam rituais para que esta fonte de calor e luz (adorada como um deus) retornasse logo. Eles pensavam que era no dia 25 de dezembro que o Sol começava à retornar. Sendo supostamente convertidos, os pagãos quiseram coincidir esta data com a comemoração do Natal, assim estariam se "convertendo" sem deixar de lado suas antigas crenças.

Com o tempo foi-se acrescentando ao Natal não só crenças pagãs, mas também uma forma de se obter lucro comercial no mundo todo, com a quase obrigatoriedade de se trocar presentes. Sem falar nos mitos como o Papai Noel, que faz mais aparições no Natal que o próprio aniversariante, Jesus.

Mas... Apesar de saber disso tudo... Pode parecer idiotice... Mas eu ainda amo o Natal! Desde criança sempre foi pra mim a data mais esperada e mais encantadora de todas! E não era só por causa dos presentes (que eu raramente ganhava pois éramos humildes e eu fui criada sem pai), mas era também por ver a minha enorme família reunida, por poder rever e brincar com meus primos e primas... A ceia que minha avó fazia era tão caprichada, tão deliciosa... Ah, O Natal me encanta, não tem jeito!
Não sei se Deus desaprova mesmo que comemoremos o aniversário de Jesus, afinal, Ele foi o melhor presente que Deus nos deu! E todo o relato bíblico sobre o seu nascimento é tão encantador, tão lindo... Até os anjos vieram aos milhões e foram vistos nos céus pelos humildes pastorzinhos, cantando hinos de louvor à Deus!
Eu também quero cantar hinos de louvor à Deus, agradecendo à Ele pelo presente maravilhoso que nos deu.
Se a data não é exata, se é de origem pagã, isto não muda o fato de eu ter vontade de louvar e agradecer.
Afinal, Jesus nasceu, Viveu, morreu e ressussitou por nós, e isto sim é que é importante para mim!

Mas, fica a informação e a reflexão... E, é claro...



Fontes:  livro "Origens sagradas de coisas profudas"
               livro " A tradição dos aniversários natalícios"
               livro "O que a Bíblia realmente ensina?"
               enciclopédia "World Book"
            
        

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Mundo Mulher Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare